A Feira de Troca Solidária é um encontro de troca de produtos, serviços e saberes dentro dos fundamentos da Economia Solidária, onde a acumulação de bens capitais e a competição são substituídas pela solidariedade e pela cooperação, valorizando o trabalho, o saber e a criatividade humana.
Acontece dia 13 de dezembro, das 9h às 16h, em Valinhos, na EMEF Antonio Perseghetti, Ponte Alta - Rua Olímpio Folegatti, 16.
A Economia Solidária vem sendo apontada como um novo paradigma do pensamento econômico que propõe a construção de um sistema humano, includente e estável, capaz de garantir o bem estar coletivo dessa e das próximas gerações. É uma resposta para os atuais dilemas ligados à crise do mundo do trabalho, da degradação ambiental e da miséria, entre outros.
>>> Como participar da feira? <<<
É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. A troca poderá ser direta (produto x produto) ou indireta, com o uso de moeda social criada exclusivamente para esta feira. que tem a finalidade de facilitar as trocas. O participante terá direito de trocar um ou mais produtos, com a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.Na Feira também são aceitos resíduos sólidos (latinhas de alumínio e [óleo de cozinha) em troca de Moedas Sociais.
Para quem não tem nada a oferecer , será possível fazer a troca de R$ ‘reais’ pela moeda social, mas não o contrário, no banco da feira. Na hora de ir embora, quem estiver com moeda, deverá deixá-la guardada até a próxima feira, para isso, deverá realizar um depósito no banco da feira.
A periodicidade da feira será mensal.
>>> Quem pode participar? <<<
Comunidade, cooperativas, organizações sociais, produtores locais, serviços locais.
>>> Como ajudar? <<<
>> Com trabalho voluntário – organização, divulgação, recepção, banco, bazar.
>>> Fazendo doações: alimentos não perecíveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene.
>>> Com dinheiro – Para essa primeira feira temos um custo estimado em R$ 600,00 para impressão em gráfica de material para divulgação: 200 cartazes, 5.000 marcadores de livro e 5 faixas, material esse que será utilizado para divulgação da feira. Há possibilidade de estudarmos a colocação do logo da empresa nas peças publicitárias, no blog e um banner da empresa no local do evento.
>>> Iniciativa <<<
Beto Samu – educador social, permacultor, publicitário, praticante da economia solidária e morador do bairro Jardim Pacaembu, e equipe.
>>> Eventos paralelos e atrações confirmadas <<<
Marcha Mundial pela paz, oficina de origami, oficina de sabão caseiro.
Acompanhe pelo blog as atrações que estão sendo confirmadas.
>>> Contato <<<
Com Beto – feiradetrocasolidaria@gmail.com 19 9716 8936 e 3869 4185
>>> Classificados Solidários <<<
O classificado solidário tem a função conectar as pessoas que tem produtos, serviços ou saberes para troca de uma forma simples, por e-mail. Para participar envie nome, contato, o que oferece e o que necessita, para o e-mail feiradetrocasolidaria@gmail.com. os classificados serão enviados para o grupo de e-mails uma vez por semana.
Exemplo:
.....................................................................................................
nome: Beto
contato: betosol@gmail.com
ofereço: aulas de violão e origami, artesanato, mudas, sementes e livros.
necessito: aulas de inglês, livros, sementes e mudas.
.....................................................................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá!
ResponderExcluirGostei da iniciativa, e tenho uma sugestão: seria interessante usar o twitter como um meio de divulgação, além do blog.
=]
legal. Vamos providenciar...
ResponderExcluir